sexta-feira, 26 de setembro de 2014



TV Record: A serviço da informação ou do Ibope?


Quem olha a grade de programação da TV Record deve imaginá-la a serviço da informação, mas quem se aventura a assisti-la, nota exatamente o que a emissora visa conseguir.


Com uma programação dedicada á 15 horas diárias de jornalismo, a Rede Record apresenta apenas uma novela, um seriado e dois programas de variedades, que vez ou outra são utilizados para continuar cobrindo notícias de um jornalístico anterior. Um montante considerável de horas ao vivo, gerando programação inédita e novos empregos, poderia fazer dela uma das melhores emissoras do país, se não fosse pelo uso tendencioso que dá ao seu telejornalismo.


Quem já parou para assistir aos jornalísticos da emissora, com certeza notou o alto grau de sensacionalismo e apelação em todo o seu conteúdo. São horas repetindo as mesmas imagens sem novas informações, com um apresentador quase narrador, fazendo o que pode para esticar a matéria; isso se estiver obtendo bons índices de audiência, caso contrário a reportagem é abruptamente interrompida, não importando se o telespectador estava interessado.

Jornalístico tornou-se um circo


O Circo

 jornalístico “Cidade Alerta” fica no ar durante 3 horas e 25 minutos, e nesse meio tempo, não chega a transmitir nem dez notícias, as que vão ao ar poderiam ser exibidas em quinze minutos de programa. No restante das 3 horas e 15 minutos, o telespectador assiste a um circo montado por Marcelo Rezende e sua turma, que conta até com “defeitos” especiais ilustrativos como carro, helicópteros, que acredite se quiser, interagem com o jornalista.


É assim por toda a programação, os mesmos conteúdos são reprisados em todos os noticiários do canal, as mesmas imagens exibidas durante as quase 16 horas de jornalismo, que claramente utiliza-se deste recurso por ser incapaz de produzir variedades e conseguir cativar o público de outra forma que não seja explorando a desgraça alheia ou transmitindo incansáveis horas de sensacionalismo. O que esta TV se esqueceu, é de que algum dia o gênero irá   se esgotar e todo a sua audiência minguará, mas enquanto isso não acontece, corta pra mim!

Dyego Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário