A ascensão de Hitler e o Poder do Marketing
O contexto da situação da
Alemanha no período do nazismo, somados as propagandas e ideologias de Hitler,
proporcionou uma alta propagação de seus ideais, por parte da mídia nacional e
internacional e a população alemã.
A estrutura da época oferecia
pouco acesso direto às fontes. Um grande número de notícias eram geradas. Cabia
a Hitler e seus ministros difundirem as notícias internacionalmente através da
mídia local e com apoio de políticos conhecidos e seus partidos. A notícia
chegava de fora e vinha diretamente das mãos nazistas e, apenas isso era
noticiado.
Hitler via a função jornalistas
como “agitadores de rua”, e com isso, a imprensa não teria obrigatoriamente o objetivo
de informar e transmitir fatos, e sim o dever de incitar e estimular a
sociedade. Usou de chantagem e manipulação para ter a mídia alemã ao seu lado.
Todos tinham de estar ao seu favor, caso contrário, eram levados a tortura ou
morte. A tentativa de influenciar a opinião pública era um instrumento
importante para a manutenção do poder.
A propaganda é essencial para que
a população e mobilize por algum objetivo. Hitler teve ao seu favor a
incompetência de governantes da época, visto o caos político e econômico que a
Alemanha enfrentava. O povo buscava um salvador, e ele chegou bem na hora de um
grandioso sofrimento.
Goebbes, Ministro da Propaganda
nazista desempenhou um papel central na criação de material antissemita e pró-
nazista. O objetivo era espalhar a mensagem através da arte, música, teatro,
filmes, livros, rádio e da imprensa de modo geral e garantir que seus ideais
fossem expostos da maneira mais persuasiva possível.
O marketing nazista buscava
atingir o emocional das grandes massas, gerar concepção apaixonada sobre a
mensagem emitida. Nos cinemas, meio mais moderno capaz de influenciar o povo,
forram produzidos documentários que exaltavam o racismo e a xenofobia e
exaltando o heroísmo do regime. Nas rádios, discursos eram feitos em horários de
maior audiência. Nas ruas, cartazes produzidos em massa, reforçavam os ideais,
as grandes mudanças que seriam alcançadas e o quanto isto era bom.
Usando sentimentalismo,
aproveitou-se da fragilidade da população. Com as propagandas para a massa,
reforçava que acabariam os problemas econômicos e a miséria que assolavam o
país após a guerra, bem como eliminar o sentimento de humilhação após a derrota.
Afirmava que a raça ariana era a superior, e todas as outras eram as
responsáveis pelas dificuldades enfrentadas nacionalmente e atrapalhavam o
crescimento da nação. A paixão na qual
professava seus discursos era capaz de convencer e emocionar, alcançando desta
forma, o apoio dos alemães. Um homem persuasivo que alcançou rápida notoriedade
ao se utilizar do marketing para atingir a todo o custo o seu objetivo.
Dyego Terra
Dyego Terra
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