O Fracasso das Novelas ATuais
Com
um alto número de novelas no ar, sem considerarmos as reprises ou as famosas
estrangeiras, o que nos levaria a impressionantes onze produções folhetinescas,
a TV brasileira nunca viu tanto fracasso de uma só vez, tanto em audiência como
em repercussão.
Com
baixos índices do “Vale a pena ver de novo” até a renomada “novela das nove”, a
Rede Globo não emplaca um produto desde o fim dos sucessos “Cheias de charme” e
“Avenida Brasil”. Penúltima aposta para o horário das seis, “Meu pedacinho de
chão”, encerrada há pouco mais de um mês não emplacou e repetiu os índices nada
animadores da antecessora “Jóia Rara”. A atual “Boogie-Oogie”, no ar há quase
dois meses ainda não disse a que veio.
Amargando
a pior média de uma novela das sete, “Além do Horizonte”, que acabou de sair de
cena, atingiu índices abaixo dos vinte pontos, quando a meta para o horário era
de trinta. E o que a emissora pensou ser apenas um resultado isolado, se
agravou quando a atual “Geração Brasil”, anunciada como a sucessora de “Cheias
de Charme”, usando novamente a temática de interação com a internet e repetindo
parte do elenco da coirmã e de “Avenida Brasil”, conseguiu desempenho ainda
pior, derrubando drasticamente os índices herdados da atração antecessora.
No
principal horário, “Império”, carro chefe da programação da emissora, sofre
para chegar aos 30 pontos, e por várias vezes isso só ocorre nos momentos de
pico. A antecessora na faixa, “Em Família”, considerada o maior fracasso de
todos os tempos, até então, alcançava números superiores. Nas últimas semanas,
com o início do Horário Eleitoral, a situação da novela de Agnaldo Silva piorou
e viu os seus índices minguarem ainda mais.
À
tarde, a situação permanece desanimadora há mais ou menos um ano, época em que
as reprises vespertinas sofriam nas mãos das mexicanas do SBT, pois várias
delas tiravam a liderança da emissora carioca. Em seguida, Malhação já não
agrada e seus índices seguem oscilando para baixo.
Situação
pior é da TV Record, “Vitória”, atual produção e aposta da emissora, com elenco
e gastos milionários, padece de baixíssima audiência. Além de já ter mudado de
horário inúmeras vezes, a produção não atinge repercussão e sofre inúmeras
derrotas para o SBT. A novela de CristianneFridman perdeu 95% dos confrontos
para “Rebelde”, reprise mexicana do SBT, ficando em terceiro e às vezes quarto
lugar no IBOPE. O último folhetim de sucesso da Record foi “Vidas em Jogo” de
2011.
No
entanto, chamam atenção os números de “Chiquititas”, produzida e exibida pelo
SBT na faixa das 20h30min da noite. Única trama infantil no ar, com médias sempre acima de dois
dígitos e na vice-liderança isolada, além de uma excelente repercussão. Talvez,
esteja aí o motivo de seu sucesso, um produto diferente para um público
diferenciado que estava longe da TV no horário. A Novela, além de atrair a
criançada para frente das telinhas, conseguiu a proeza de unir toda a família.
Além das crianças do orfanato, destacam-se o divertido núcleo juvenil e o bem
estruturado adulto, garantindo ainda mais telespectadores.
Quando
o assunto é faturamento, os pequenos lucram como gente grande. Até hoje já
foram mais de 300 produtos licenciados, entre materiais escolares, álbum de
figurinhas, brinquedos, artigos para festas e mais de 500 mil cópias vendidas
de CD’s e DVD’s. Um verdadeiro fenômeno. O sucesso é tão grandioso que a
emissora dará continuidade à produção de histórias infantis iniciada em 2012
com “Carrossel” com o remake de “Cúmplices de um Resgate”, e confirma ainda a
intenção de abrir um segundo horário para a produção de novelas adultas.
Na
emissora, destacam-se também a faixa vespertina de novelas. Atualmente no ar,
“A Feia Mais Bela”, reprise mexicana, quebrou o império do Cidade Alerta, e
“Esmeralda”, reprise brasileira, chega a liderar no confronto com a “Sessão da
Tarde”, da TV Globo, uma verdadeira surpresa para a Televisão brasileira. A
fonte do sucesso das tramas pode ser credenciada a esses produtos
diferenciados, com histórias que fogem do mesmo e a renovação de elenco com
novos rostos. Pode estar aí o segredo para alcançar grandes êxitos com as novas
histórias.
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